Metodologia


O CEDIC se apresenta como um programa de extensão, dentro do qual se realizarão projetos, cursos, eventos, palestras e publicações, dentre outros. No entanto, seu núcleo de atuação está na instituição de grupos de estudos voltados à produção científica. Dessa forma, o CEDIC comportará grupos de pesquisa centrados em torno de um líder, que orientará os estudantes, selecionados por meio de edital, no desenvolvimento de projetos de pesquisa pertinentes à linha de pesquisa proposta pelo orientador.  Desses grupos poderão também fazer parte pesquisadores convidados que irão somar conhecimento e experiência ao mesmo. Buscar-se-á garantir a ocupação de determinado número de vagas aos estudantes de pós-graduação da faculdade, para promover uma maior integração entre os níveis acadêmicos de que dispomos.
Nas reuniões se objetivará o desenvolvimento igualitário entre os membros do grupo, que se revezarão na exposição dos temas propostos pelo tutor, seguidos de discussão por todos os presentes. A coordenação do CEDIC será composta de funções exercidas por um membro de cada grupo, que se responsabilizarão pela organização e estruturação das atividades específicas. No entanto, todas as atividades construtivas do centro devem se pautar pela colaboração entre todos os membros.
Os encontros ocorrerão a cada quinze dias, e, nos interstícios, será incentivada a utilização dos meios de comunicação ‘on line’ para dar continuidade aos trabalhos. Ao fim do semestre ocorrerá a seleção de artigos e material para publicação científica e divulgação do CEDIC. Assim que houver amadurecimento intelectual no grupo, seus participantes iniciarão a promoção de eventos que tenham por escopo a veiculação dos rendimentos de seus estudos.