Histórico

O Centro de Estudos de Direito Constitucional - CEDIC foi um projeto de extensão da Faculdade de Direito criado em 2007 e que iniciou suas atividades em 2008.
Tinha por escopo, além de engrandecer o conhecimento dos estudantes de nossa cátedra através de palestras e cursos, fomentar a pesquisa interdisciplinar, visando instituir um fórum permanente de estudos de Direito Constitucional.
Através de uma ação integrada entre professores e estudantes do mestrado e da graduação, o CEDIC veio a lume com o objetivo de proporcionar para ambos os estágios de formação acadêmica um aprimoramento direcionado.
Para os mestrandos, o projeto garantia uma prática docente condizente com as necessidades impostas pelo curso de mestrado. A participação dos mestrandos como professores-colaboradores, responsáveis diretamente pela direção de suas linhas de pesquisa respectivas, os faz aproximarem-se da realidade de seus estudos, aprimorando-os.
Os graduandos, enquanto alunos-pesquisadores, gozavam de acompanhamento personalizado nas suas pesquisas, apoio que garantia correta condução dos estudos e incentivo para sua continuidade.
As linhas de pesquisa originais eram cinco:
•   Ciências Sociais e Constituição
•   Teoria do Direito, Hermenêutica e Constituição
•   Processo e Constituição
•   Poder Judiciário e Constituição
•   Administração Pública e Constituição


Originalmente, a equipe de trabalho do CEDIC era composta por:


Co-orientadores
Glauco Barreira
Germana Moraes
Professores-colaboradores
Alunos-coordenadores
Davi Peixoto
Carícia Moura
Willian Marques
Rodrigo Santos
Raimilan Seneterri
Daniel  Oliveira
Ana Stela
Matheus Nascimento
Danilo Ferraz
Ighor Nogueira


A validade do projeto junto à Pro-reitoria de Extensão se encerrou em 31/12/2010, e, devido a não renovação, o projeto não mais consta no SINPREX (Sistema de Informação da Pro-Reitoria de Extensão da UFC). Devido ao crescente interesse dos novos alunos da faculdade pelo projeto por hora desativado, surge a presente proposta de reativação e aprimoramento da estrutura do CEDIC.

Atualmente, o CEDIC oferece cinco linhas de pesquisa:
I. O Novo Constitucionalismo democrático na América Latina
II. Constitucionalização das relações privadas 
III. Integração e Novo Constitucionalismo
IV. Educação e cidadania
V. Administração pública, tributação, ordem econômica e direitos fundamentais no Brasil.

A cada ano é publicado Edital para participação de novos membros da graduação e da Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará.